MODELO ATÔMICO DE THOMSON

 

 

 MODELO ATÔMICO DE THOMSON


O modelo atômico de Thomson foi um experimento proposto no final do século XIX, após ter diversas evidências experimentais sobre a existência do elétron, ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton.



 

Quem foi Thomson?

 

Thomson nasceu 18 de dezembro de 1856, Cheetham Hill, Manchester, Reino Unido. Thomson foi um físico, matemático, professor universitário inglês, um dos cientistas mais destacados do mundo, Thomson faleceu em 30 de agosto de 1940 aos 83 anos.

 

Teoria atômica de Thomson:


 Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas. Ele propôs seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos construído pelos cientistas Geissler e Crookes. Veja uma representação desse tubo:


Quando um gás rarefeito, em baixa pressão, é submetido a uma alta tensão elétrica (por exemplo, 15000 V), produz um feixe de luz (composto por cargas elétricas) que parte do cátodo (polo negativo) em direção ao ânodo (polo positivo).

Com esse experimento, Thomson chegou à conclusão de que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, seus elétrons eram arrancados e direcionados até a placa positiva.