Acidente nuclear de Chernobyl!
Acidente de Chernobyl!
O acidente de Chernobyl foi uma grandiosa explosão nuclear no dia 26 de abril de 1986. No qual o reator de número 4 da usina explodiu! Tudo isso devido uma falha humana na operação do reator, mas calma aí, vamos ver como funcionava o reator de Chernobyl e a sua operação
Funcionamento do reator
O reator nuclear de Chernobyl não era muito diferente dos outros de sua época: o reator, local de armazenamento dos combustíveis físseis (como exemplo os elementos super radioativos e instáveis: urano e plutônio) gerassem energia a partir de sua fissão, na qual essa energia era utilizada para aquecer e evaporar a água e o vapor dela (mantido em grandes pressões) faz que diversas turbinas se movimentem e assim então alimentando o gerador. Certo, agora que sabemos por cima como funciona um reator nuclear você deve estar se perguntando: E onde foi que deu errado?
![]() |
| Reator de Chernobyl. |
Erro de Chernobyl
Como dito anteriormente, a explosão do reator foi causada por diversos erros por parte operacional e também de segurança. Na madrugada do dia 26 de abril os técnicos realizavam testes operacionais como de costume, e no teste a intenção era determinar quanto tempo os reatores podiam operar após uma queda brusca de energia. Parecia um teste normal, até que, o operador que realizava o teste cometeu o grave erro de desligar 4 das 8 turbinas de resfriamento e também de desligar o sistema de desligamento automático do reator, esses dois erros resultaram no superaquecimento do reator, gerando até 100 vezes mais de energia do que o normal mas ficando totalmente instável. Os técnicos tentaram ainda bombear gás de xenônio (Esse gás tem partículas que são capazes de absorver as fissões nucleares) e também tentaram introduzir hastes de boro manualmente, mas já era tarde demais e a explosão de Chernobyl entrou para a história como a MAIOR explosão nuclear da história.
Consequências dessa catástrofe
A explosão matou de imediato 31 operadores da usina e deixou cerca de 4 mil mortos ao decorrer do tempo pela exposição da radiação. o Centro Nacional de Pesquisa Médica de Radiação ainda confirma que a radiação exposta afetou cerca de 5 milhões de pessoas durante anos e anos. Na época a maioria das cidades vizinhas (Pripyat principalmente) tiveram que evacuar sua população para evitar que mais fatalidades viesse a acontecer.
Chernobyl hoje!
Hoje Chernobyl continua sendo uma cidade fantasma! Mas até que bastante movimentada pela prática do turismo que foi liberada a alguns anos na cidade. Para aqueles que querem um dia visitar essa “belíssima” cidade, existe algumas regras obvias como exemplo: Utilizar roupas que cubram braços e pernas, não tocar em nada, não ingerir nada, respeitar seu orientador e principalmente não acessar áreas proibidas aonde a radiação ainda é muito forte! Exemplo disso, o interior do reator.
Curiosidades sobre Chernobyl
• A cidade possui um belo parque de diversões, no qual ele jamais foi utilizado ou inaugurado, pois ele havia sido construído para comemorar o dia do trabalhador, mas a explosão ocorreu dias antes.
• Existe uma minissérie produzida pela HBO e Sky Atlântida na qual retrata os eventos e consequências desse terrível desastre!



